sábado, 31 de janeiro de 2015

Wudu - A Ablução Menor

Hoje o Blog traz um assunto bastante interessante tanto para novos muçulmanos, a ABLUÇÃO,  ou seja, a purificação do corpo para realização das orações e para a leitura do Alcorão

Separamos em tópicos para responder a algumas questões sobre a Ablução:

Para que é Necessário a Realização do Wudu ( Ablução menor) ?


1. Para A leitura do Alcorão (tocar o Alcorão)
2. Para a Realização das Orações


Diz Allah, O Altíssimo:

"Ó crentes, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto e as mãos, até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com a mão molhada, e levai os pés até os tornozelos" - Alcorão 5:6

O Profeta Muhammad (SAW) : 

"A purificação é a metade da fé"

"Quem fizer a ablução dessa forma, tem todos os seus pecados perdoados (desde que não sejam pecados grandes)"

"O ornamento do crente vai chegar até o ponto e que chegar a água da ablução"


A Anulação Das Abluções:



  1. Necessicades fisiologicas, urina, gazes, corrimento ou mesmo alguma incontinência transitória
  1. Dormir um sono profundo. Quem cochila sentado, como por exemplo alguém que chegue cedo e ao ficar esperando o inicio da oração, não terá a ablução anulada
  1. O desmaio a perda da consciencia, provocada por qualquer razão
  1. Tocar os próprios órgãos genitais ou os de outra pessoa expressa e diretamente sem a proteção das vestes
  1. O vomito


OBS: Se você tiver certeza de ter feito bem as suas abluções, mas depois disso sentir alguma possível impureza sem, no entanto, ter absoluta certeza dela, isto não anulará as abluções porque " a dúvida não anula a certeza"

Como Se Realiza o Wudu:







quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Iman - A Fé


Assalamu Alaykum leitores


Hoje iremos compartilhar com vocês o tópico Fé ou Iman dentro do Islam.

A Fé sem ação e prática é um dilema sem saída, no que diz a respeito ao Islam. Pela sua natureza, a Fé é muito sensível e pode ser sumamente eficiente. Na falta de prática ou uso, logo perde a vitalidade e a força de motivação. A única maneira de vitalizar a Fé e de fazer servir o seu próprio fim é a prática. 

A base de qualquer religião é a fé, sem ela o homem é como um carro sem volante, andando cegamente sem objetivo, sobre o mar de dúvidas e confusões.
Aceitar a unicidade de Deus é chamada; Fé no Islam; a Fé no Islam é a base moral para todas as ações e não é uma simples afirmação dogmática, da salvação como é no Cristianismo. O bem-estar do homem depende da fé acompanhada de boas ações.  
Assim, a fé é a crença firme, resultante do conhecimento e convicção inabalável da unicidade de Deus e Seus Atributos, quem assim acredita é chamado de Mumin.  
Esta fé guia o homem (é o volante) invariavelmente à vida de obediência e submissão voluntária perante as ordens de Deus. E quem vive a vida de submissão é conhecido por Muslim ''muçulmano''.



"Eu Acredito em Allah e nos Anjos de Allah, eu acredito nos Livros de Allah, eu acredito nos Profétas de Allah, eu acredito no Dia do Julgamento, eu acredito na Predestinação, eu acredito que tudo vêm de Allah, eu acredito que depois da morte vem a ressureição. Eu Testemunho que não existe deus senão Allah e Testemunho de que Muhammad (SAW) é o mensageiro de Allah"


Os Testemunhos de Fé


Todo muçulmano deve acreditar nos testemunhos da fé para ser muçulmano, a descrença de um dos testemunhos afeta gravemente sua fé, pois todos são extremamentes fundamentais e obrigatoriamente devem ser aceitos por um muçulmano, normalmente aprende-se os testemunhos de fé antes de se pronunciar a Shahada, o muçulmano deve aceitá-los e compreendê-los  com seu coração, são eles:

1. A Crença em um só deus Allah
2. A Crença na existência dos Anjos
3. A Crença nos Livros enviados de Allah
4. A Crença nos Profétas de Allah
5. A Crença no Dia do Julgamento
6. A Crença na Predestinação, a crença de que tudo vêm de Allah e que depois da morte vêm a ressureição

O significado de cada um desses testemunhos de fé é assunto para um novo tópico, até lá continuem por dentro das atualizações do blog, esperamos que a cada atualização seu conhecimento a respeito do Islam aumente e com isso também sua fé. Assalamu Alaykum






O Blog está aberto para sugestões de próximos tópicos, basta contatá-nos por Email AQUI que o mais rápido possível seu email será respondido.








sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Jummah - A Importancia da Sexta-Feira




Assalamu Alaykum

Jummah Mubarak a Todos os visitantes!


Nesse Post iremos comentar um pouco sobre a importancia da Sexta-Feira para nós Muçulmanos, o quão lindo é esse dia e um pouco sobre os acontecimentos no passado que se passaram numa Sexta-Feira.



Começamos nosso post dando "Jummah Mubarak" a todos, que significa "Feliz Dia de Jummah ou Feliz Sexta-Feira no Islam e é assim que nós muçulmanos nos saudamos no dia de Jummah pois é um dia muito especial, em muitos países muçulmanos no passado era considerado como um "Sabado/Domingo" um dia de folga no trabalho, mas com o tempo as regras foram mudandos e se adaptando ao "Ocidente" então passou a ser um dia normal para o Governo.

No dia de Jummah os muçulmanos se reúnem na mesquita para a Oração da Sexta-Feira que terá um post aparte para comentar sobre ela em breve, e após a oração, sentam para ouvir o sermão que o Imam/Sheikh preparou, que é um tópico especial a se aprofundar e aprender, para adquirir melhor conhecimento sobre assuntos diversos dentro do Islam.

Todos os dias são dias de adoração para um muçulmano, mas existem dias superiores, a Sexta-Feira é um desses dias.

Das tradições do profeta Muhammad, que Deus o louve, aprendemos que “O melhor dia aos olhos de Deus é sexta-feira, o dia da congregação”  As orações congregacionais (obrigatórias para os homens) são um dos deveres mais fortemente enfatizados no Islã.  É um momento em que os muçulmanos se reúnem para adorar o Deus Único e encontrar força e conforto ficando ombro a ombro, reafirmando sua fé e devoção a Ele.

“Ó vós que credes!  Quando fordes convocados, para a oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.” (Alcorão 62:9)

O profeta Muhammad (SAW) disse a seus seguidores que: “As cinco orações diárias e de uma oração de sexta-feira até a próxima, servem como uma expiação pelos pecados cometidos entre eles, desde que ninguém cometa um grande pecado.”

O profeta Muhammad (SAW), que Deus o louve, disse: “Não há dia mais virtuoso que a sexta-feira.  Nela existe uma hora na qual quem orar a Deus, será ouvido.”

A sexta-feira consiste de doze horas, uma das quais é a hora na qual as súplicas são concedidas para os crentes.  Essa hora é buscada durante a última hora depois de Asr (a terceira oração no dia).

“Quem recita “A Caverna” na sexta-feira, Deus lhe concederá uma luz para a próxima sexta-feira.

Esses são alguns acontecimentos do passado que se passaram numa Sexta-Feira:


“O melhor dia no qual o sol nasce é sexta-feira.  É o dia em que Adão foi criado.  O dia em que Adão entrou nos Jardins Celestiais, em que foi expulso dele e também o dia em que morreu.  Sexta-feira é o dia em que o Dia da Ressurreição ocorrerá.”

Sexta-feira também é o dia no qual um dos mais importantes versículos do Alcorão foi revelado. 

“Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e escolhi para vós o Islã como sua religião.”(Alcorão 5:3)

Uma história da vida do segundo califa Omar ilustra a significância da sexta-feira.   Uma pessoa erudita entre os judeus disse a Omar Ibn al Khattab: “No Alcorão vocês leem certo versículo; se aquele versículo tivesse sido revelado para nós, celebraríamos aquele dia anualmente.” Omar perguntou: “Que versículo é esse?”  O homem respondeu: “Hoje, completei a religião para vós.”  Omar então disse: “Verdadeiramente, lembro-me do dia e lugar em que esse versículo foi revelado. 
Foi uma dupla celebração para nós.  Primeiro era uma sexta-feira, um dia de Eid (celebração) para todos os muçulmanos e, segundo, era o dia de Arafat - o dia mais importante do Hajj.” Omar afirmou ainda que esse versículo foi revelado depois de Asr (a oração da tarde) enquanto o profeta Muhammad  (SAW) estava sentado em seu camelo.

Alguns Lembretes para a Sexta-Feira

  1. Cortar as Unhas
  2. Fazer o Ghusul (Banho Completo) e usar perfume livre de Alcool de preferência
  3. Ir Para a Oração da Sexta-Feira (Salat Al-Jummah)
  4. Fazer Muitos Dua's
  5. Ler a Surata Al-Kahf
  6. Mandar muitos Salams ao Profeta Muhammad SAW


Espero que tenham gostado do post de hoje, compartilhem com mais muçulmanos e não-muçulmanos e espero que Allah guie a cada um de nós a senda reta a cada dia. Que nos dê sabedoria para continuar compartilhando o Islam atravéz desse site e quem o leia que consiga adquirir o conhecimento que estamos repassando. Agora já sabem o que fazer, a Sexta Feira é um dia de muita adoração e um dia em que os Dua's são mais aceitos, dia em que as bençãos se multiplicam, não percamos tempo e vamos adorar á Allah!

Assalamu Alaykum e Jummah Mubarak!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dua - Suplicas (Parte 1)


Dua Significa Súplica, suplica á Allah SWT. 


A suplica é uma das mais bonitas formas de adoração e de se fechar inteiramente com nosso Unico Deus.
Todas as criaturas são dependentes de Allah e têm necessidade de ter daquilo que Ele possui, enquanto Ele é Subsistente, Independente deles, não precisa deles
Allah estabeleceu a Suplica como um ato obrigatorio para o ser humano, dizendo no Alcorão: "E vosso Senhor disse: Suplicai-me, Eu vos atenderei. Por certo, os que se ensoberbecem da minha adoração entrarão no inferno humilhados" *40-60

O Profeta SAAS disse:“Allah, o Vivente, O Generoso, se envergonha quando um servo levanta suas mãos lhe implorando algo, que baixe suas mãos vazias


Nem sempre nossas súplicas são atendidas no momento em que pedimos,Allah sabe a melhor hora de realizá-las.E muitas vezes,quando Allah realiza nosso du’a vem Shaytan (Satanás) e diz “esqueça que pediste isso a Allah”.Ele faz isso justamente para nós esquecermos que Allah realizou um du’a nosso,assim não agradecemos a Allah e nos distanciamos Dele(Allah).Ficamos pensando que nós conseguimos tal graça sozinhos,e esquecemos que na verdade Allah realizou nosso du’a.Por isso temos que nos lembrar,e temos que agradecer sempre a Allah por todas as graças recebidas.

1. Quando o Profeta Noé estava fraco,pois todos estavam contra ele,e os crentes eram poucos:
“Então ele invocou ao seu Senhor dizendo: “Estou vencido, socorre-me”
Resposta de Allah:
“ Então, abrimos as portas do céu com água torrencial, e fizemos a terra emanando em fontes. Então, depararam-se as águas, conforme ordem determinada. E carregamo-lo sobre a arca de tábuas e pregos.” (54:11-13)

2.Quando o Profeta Zakariya já era idoso,sua mulher idosa e estéril e ele não tinha filhos, e ele fez o Du’a a Allah : 

“Senhor meu, dádiva-me, de Tua parte, com descendência primorosa, por certo Tu és o Ouvidor da súplica”

Resposta de Allah:

“Allah alvissara-te o nascimento de Yahia, confirmador de um Verbo de Allah, e será senhor e casto, e profeta entre os íntegros” 3:38

3. Quando o Profeta Ibrahim (Abraão) fez um Du’a por Makkah que era só deserto:

“Senhor meu, faze desta uma cidade de segurança e dá frutos, por sustento, a seus habitantes, àqueles, dentre eles, que crêem em Allah e no Derradeiro Dia. ”2:126
Olhem para Makkah hoje,a cidade sagrada,com seguranças,frutos e tudo que Ibrahim pediu.

O Hijab no Islam

O Hijab no Islam


1. O que é o hijab?

Hijab é não só um pano que cobre os cabelos da mulher muçulmana, mas um símbolo de respeito e de auto-valorização de si própria.
Hoje em dia e em muitas sociedades, particularmente no Ocidente, a mulher pode andar semi-nua em público, nadar só com o biquíni, servir em bares e clubes, fumar, beber, dançar em discotecas e ter relações sexuais com qualquer um que lhe apeteça. Ela pode até servir gratuitamente uma prostituta ao namorado e é livre de assassinar a sua criança, caso engravide. Pode ainda competir no mundo dos negócios, usando o seu corpo para promover produtos comerciais. E no final de tudo isso, ela será tida e vista como uma mulher verdadeiramente "livre".Repare que a capa de qualquer revista ou anúncio publicitário, descobre-se que a maioria deles apresenta mulheres pouco vestidas e em poses provocantes, a fim de atrair a atenção dos homens. Isso prova que a sociedade Ocidental considera a mulher somente como um símbolo sexual. No entanto, a libertação da mulher no Islam é muito mais séria, nobre e dignificada, ao contrário das sociedades chamadas "modernas", onde as mulheres são tratadas como não mais do que um objeto sexual. Hoje em dia, é muito fácil condenar as leis islâmicas no Ocidente, que protegem a pureza de propósito e a mistura de sexos em todos os níveis da sociedade.No Islam, a libertação da mulher é muito superior comparando à ocidental, pois lhe permite viver com respeito, dignidade, honra e igualdade na sociedade. Igualdade não significa parecer ou comportar-se como o homem ou dançar para seus ritmos carnais; isso seria um ato de inferioridade face à feminilidade da mulher.


2. Qual a função do Hijab?

Hoje em dia, a mulher é vista como um símbolo sexual, usada por seu corpo e sua aparencia. Escolhida não por seu caráter e coração mas pelo seu aspécto físico, o hijab é a proteção da mulher muçulmana, ao cobrir-se ela permite que as pessas vejam seu coração e a sua mente e o que há dentro de si e não como um pacote, assim são vistas as mulheres hoje em dia, como uma mercadoria e o hijab não permite que isso aconteça com a mulher muçulmana, sua é sua mente, seu coração e não seu aspecto físico.


3. Quais é o Tipo mais Adequado do Hijab?

Hoje em dia existem vários "modelos" e hijabs que seguem tendências, com váriadas cores e formatos mas o verdadeiro hijab é aquele que cobre a mulher sem deixá-la chamar atenção.
Repudio os tipos de hijabs que chamam mais atenção do que se estivesse com o cabelo a mostra. Hijabs multicolores que expõe mais a mulher mais do que se tivesse com seu cabelo a mostra.
O hijab adequado é aquele que cobre a mulher muçulmana e que não a deixe chamar atenção ainda mais, preferencialmente que cubram até seus ombros e lembrando que o hijab não é só cobrir o cabelo mas também é a combinação adequada de sua veste que também deve estar de acordo com o que ensina a Sunnah do Profeta Muhammad (SAW)

4. Onde Achar o Hijab?

Existem várias lojas virtuais que vendem hijabs pela internet, mas o hijab, ao contrario de que muitas novas muçulmanas acham, não é aquele que vem das árabias, que é importado, hijab nada mais é um pano que cubra seu cabelo adequadamente. Tecidos que podem ser comprados em qualquer loja que os venda, pode ser customizado em casa e não necessariamente importados de fora, não deixará de ser hijab!





"Diz (ó Muhammad) aos crentes (homens) que baixem os seus olhares e conservem os seus sexos; isto é mais puro para eles. Deus está informado de tudo aquilo que fazem. E diz (ó Muhammad) às crentes (mulheres) que baixem os seus olhares e conservem os seus sexos; e não mostrem os seus adornos além daquilo que aparece necessariamente. E que baixem seu véu sobre os seios e não exibam seus adornos senão aos maridos, seus pais (incluindo os avós paternos e maternos), seus sogros, seus filhos (incluindo os netos), seus enteados, seus irmãos (incluindo meio-irmãos), aos filhos de seus irmãos, ou aos filhos de suas irmãs, às mulheres (muçulmanas e outras de boa conduta), aos seus escravos, seus criados isentos de desejo sexual (eunucos), ou às crianças que não descobriram a nudez da mulher. Que não agitem seus pés, para que não chamem a atenção sobre seus atrativos ocultos. Ó crentes! Voltai-vos todos arrependidos a Allah, a fim de que vos salveis." (Al-Qur'án 24: 30-31)


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O que é o Islam?


O Islam é a mensagem celestial que Deus revelou ao profeta Mohammad ibn Abdellah (S.A.A.S.) através do anjo Gabriel. É o resumo de todas as mensagens celestiais e tem como base o Alcorão Sagrado. O objetivo desta mensagem é ligar Deus ao ser humano e baseado nisso, ele deverá preencher todos os campos de sua vida.  (ARBIB)
O Islam é baseado em 5 Pilares que são:




1. O Testemunho de Fé


O testemunho de fé é dizer com convicção, “La ilaha illa Allah, Muhammadur rasoolu Allah.” Essa frase significa “Não existe verdadeiro deus (divindade) exceto Deus (Allah) e Muhammad é o Mensageiro (Profeta) de Deus.” A primeira parte, “Não existe verdadeiro deus exceto Deus”, significa que ninguém tem o direito de ser adorado mas Deus apenas, e que Deus não tem nem parceiro ou filho. O testemunho de fé é chamado de Shahada, uma fórmula simples que deve ser dita com convicção de modo a converter ao Islã (como explicado previamente). O testemunho de fé é o pilar mais importante do Islã.



2. A Oração


Os muçulmanos oram cinco vezes ao dia. Cada oração não toma mais do que poucos minutos. A oração no Islã é um elo direto entre o adorador e Deus. Não existem intermediários entre Deus e o adorador.


3.  O Zakat


Dar o zakat significa ‘dar uma porcentagem específica sobre certas propriedades para certas classes de pessoas necessitadas.’ A porcentagem que é devida sobre ouro, prata, e fundos em dinheiro que alcançaram o volume de aproximadamente 85 gramas de ouro mantidas em posse por um ano lunar é dois e meio por cento. Nossas posses são purificadas ao reservarmos uma pequena porção para os necessitados, e, como a poda das plantas, esse corte equilibra e encoraja novo crescimento
Uma pessoa também pode doar tanto quanto ela quiser como caridade voluntária. 



4. Jejum no Mês de Ramadan


Cada ano no mês de Ramadã,2todos os muçulmanos jejuam da alvorada até o pôr-do-sol, se abstendo de comida, bebida e relações sexuais.
Embora o jejum seja beneficial à saúde, ele é considerado principalmente um método de autopurificação espiritual. Ao se desligar dos confortos mundanos, mesmo por um curto período de tempo, uma pessoa em jejum adquire simpatia verdadeira por aqueles que têm fome, e cresce em sua vida espiritual.



5. A Peregrinação a Meca - Hajj 


A peregrinação anual (Hajj) à Meca é uma obrigação uma vez na vida para aqueles que são física e financeiramente capazes de fazê-la. Em torno de dois milhões de pessoas vão à Meca cada ano, vindas de todos os cantos do globo. Embora Meca esteja sempre cheia de visitantes, o Hajj anual é realizado no décimo segundo mês do calendário islâmico. Os peregrinos homens usam roupas simples que retiram as distinções de classe e cultura de modo que todos se apresentam igualmente perante Deus.







A palavra Islam deriva da raiz árabe “Salam” que significa paz, pureza, submissão, obediência, etc. no sentido, religioso, a palavra Islam significa “Submissão voluntária à vontade de Deus e Obediência à sua Lei” A relação entre o sentido original e o religioso da palavra é forte e evidente. Só através da submissão voluntária à vontade de Deus e da obediência à sua lei pode desfrutar-se da verdadeira paz e da pureza duradoura.