O Islam é a mensagem celestial que Deus revelou ao profeta Mohammad ibn Abdellah (S.A.A.S.) através do anjo Gabriel. É o resumo de todas as mensagens celestiais e tem como base o Alcorão Sagrado. O objetivo desta mensagem é ligar Deus ao ser humano e baseado nisso, ele deverá preencher todos os campos de sua vida. (ARBIB)
O Islam é baseado em 5 Pilares que são:
1. O Testemunho de Fé
O testemunho de fé é dizer com convicção, “La ilaha illa Allah, Muhammadur rasoolu Allah.” Essa frase significa “Não existe verdadeiro deus (divindade) exceto Deus (Allah) e Muhammad é o Mensageiro (Profeta) de Deus.” A primeira parte, “Não existe verdadeiro deus exceto Deus”, significa que ninguém tem o direito de ser adorado mas Deus apenas, e que Deus não tem nem parceiro ou filho. O testemunho de fé é chamado de Shahada, uma fórmula simples que deve ser dita com convicção de modo a converter ao Islã (como explicado previamente). O testemunho de fé é o pilar mais importante do Islã.
2. A Oração
Os muçulmanos oram cinco vezes ao dia. Cada oração não toma mais do que poucos minutos. A oração no Islã é um elo direto entre o adorador e Deus. Não existem intermediários entre Deus e o adorador.
3. O Zakat
Dar o zakat significa ‘dar uma porcentagem específica sobre certas propriedades para certas classes de pessoas necessitadas.’ A porcentagem que é devida sobre ouro, prata, e fundos em dinheiro que alcançaram o volume de aproximadamente 85 gramas de ouro mantidas em posse por um ano lunar é dois e meio por cento. Nossas posses são purificadas ao reservarmos uma pequena porção para os necessitados, e, como a poda das plantas, esse corte equilibra e encoraja novo crescimento
Uma pessoa também pode doar tanto quanto ela quiser como caridade voluntária.
4. Jejum no Mês de Ramadan
Cada ano no mês de Ramadã,2todos os muçulmanos jejuam da alvorada até o pôr-do-sol, se abstendo de comida, bebida e relações sexuais.
Embora o jejum seja beneficial à saúde, ele é considerado principalmente um método de autopurificação espiritual. Ao se desligar dos confortos mundanos, mesmo por um curto período de tempo, uma pessoa em jejum adquire simpatia verdadeira por aqueles que têm fome, e cresce em sua vida espiritual.
5. A Peregrinação a Meca - Hajj
A peregrinação anual (Hajj) à Meca é uma obrigação uma vez na vida para aqueles que são física e financeiramente capazes de fazê-la. Em torno de dois milhões de pessoas vão à Meca cada ano, vindas de todos os cantos do globo. Embora Meca esteja sempre cheia de visitantes, o Hajj anual é realizado no décimo segundo mês do calendário islâmico. Os peregrinos homens usam roupas simples que retiram as distinções de classe e cultura de modo que todos se apresentam igualmente perante Deus.
A palavra Islam deriva da raiz árabe “Salam” que significa paz, pureza, submissão, obediência, etc. no sentido, religioso, a palavra Islam significa “Submissão voluntária à vontade de Deus e Obediência à sua Lei” A relação entre o sentido original e o religioso da palavra é forte e evidente. Só através da submissão voluntária à vontade de Deus e da obediência à sua lei pode desfrutar-se da verdadeira paz e da pureza duradoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário